Cientistas da Universidade de Massachusetts, nos EUA, desenvolveram um robô que pode ser bem útil nas horas de emergência. Isso porque ele consegue carregar pequenos objetos, como um estetoscópio, por exemplo, analisando os sinais vitais do paciente e acionando o resgate se necessário.
Com o nome de uBOT-5, o autômato traz ainda outras funcionalidades bem interessantes. Ele conta com um display LCD touchscreen, webcam e conexão a Internet, que permite o monitoramento remoto dos pacientes ou crianças por parte de médicos ou responsáveis. Ele pode também lembrar as pessoas a tomar o seu medicamento, além de pegar pequenos pacotes e até mesmo realizar pequenas limpezas.
De acordo com Rod Grupen, um dos engenheiros a frente do projeto, o uBOT-5 foi desenvolvido como uma resposta à crise apresentada pelo sistema de saúde dos EUA, que assiste ao aumento da população de idosos e também a de crianças. Segundo ele, o robô custou cerca de US$ 65 mil para ser criado, mas a produção em massa do equipamento pode reduzir este valor de forma considerável. “Pela primeira vez, os robôs são suficientemente seguros e baratos para atuarem em ambientes residenciais”, declarou Grupen ao site Live Science.
Nenhum comentário:
Postar um comentário